Espargos crocantes com gin Big Boss Pink

final (1)
Insira um título

O prato de hoje combina dois elementos improváveis, como não seria de esperar outra coisa, Espargos e Gin!

Os espargos são conhecidos por serem um vegetal sofisticado, altamente apreciado pela alta cozinha e cuja história de consumo quase sempre esteve aliada a ocasiões festivas nobres, ou mesmo, a personagens históricas carregadas de grande simbolismo, como o imperador romano Octávio Augusto ou o Rei Sol, Luís XIV.

O seu sabor doce e amargo, a textura interior tenra e crocante à superfície e com um sentido estético muito forte, fazem do espargo uma planta capaz de despertar os nossos 5 sentidos! Existem imensas variedades de espargos, sendo que os que apresento hoje são selvagens e proveniente do Alentejo!

Em tom de brincadeira, os espargos são uma planta óptima para quem se encontra com “problemas” após uma noite com muito gin à mistura, pois os aminoácidos e os minerais que se encontram no extracto dos espargos aliviam a ressaca e ainda protegem as células do fígado contra toxinas. No entanto, beber com moderação será sempre o melhor remédio!

Espargos crocantes com gin Big Boss Pink

Ingredientes:

  • 100g de espargos selvagens
  • 1 ovo
  • Linguiça de porco preto qb.
  • 1 fatia de pão alentejano

Preparação:

Comece por arranjar os espargos separando os talos duros da parte tenra! Pode e deve aproveitar os talos para fazer um belo caldo de legumes, que poderá ser aproveitado para outras receitas.

De seguida coloque uma panela com água ao lume, e quando estiver a ferver é hora de colocar os espargos para os ferver e ajudar no processo de cozedura. Deverá ser um processo rápido, coisa de 1 ou 2 minutos. No final da operação os espargos devem ser imediatamente transferidos para água com gelo para parar a cozedura dos mesmos. Colocar uma panela pequena com agua ao lume para fazer o ovo escalfado

De seguida devemos de esfregar um dente de alho com um pouco de azeite (muito pouco mesmo) no miolo do pão e torrar o mesmo numa frigideira. Findo isso, é hora de colocar a linguiça na frigideira para a deixar tostada e libertar a gordura, que servirá para saltear os espargos. Deve-se adicionar um dente de alho batido apenas, com casca e tudo! O objectivo é libertar apenas aroma.

Para terminar, devemos de colocar vinagre na água (esta deverá de estar perto do ponto de ebulição), girar a água para formar um tornado no centro e colocar de seguida o ovo. A formação do tornado cria uma depressão no centro, o que faz que haja um efeito de sucção para o interior do remoinho gerado, e como tal o ovo gira e ganha uma forma oval bonita. Por fim é só colocar o ovo em papel de cozinha para absorver a água, empratar com um pouco de pimenta preta e degustar!

Gin Big Boss Pink:

Preparação:

  • 60 ml de Big Boss Pink
  • Pimenta rosa
  • Schweppes Premium Toque de Lima
  • 1 rodela de Limão desidratado

Nota sobre o Gin:

O gin big boss pink é um gin floral, extremamente aromático com notas muito claras de morango. É um gin que apresenta uma presença doce na boca e como tal altamente recomendado para pessoas que gostem de bebidas com estas características. O zimbro, a pimenta jamaicana, a pimenta rosa, lima ou limão são botânicos que encaixam muito bem neste gin que conta com o selo de qualidade característico das caves Neto Costa.

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!! O jovem merece e fica muito feliz!

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

Instagram:

https://www.instagram.com/paneladeensaio/

Big Boss Gin: 

https://pt-pt.facebook.com/bigbossgin/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s