Tortellini com molho de camarão

De Itália chegam os tortellinis, caracterizados por serem simples “umbigos” de massa fresca e recheados, normalmente, com uma mistura cuja base é o queijo ricota(requeijão). No entanto, como eu sou do contra fiz os meus com um recheio de camarão! Os riscos associados a esta operação são elevados pois qualquer coisa é suficiente para ferir a massa, isto é, para a rasgar! Mas isto é tudo malta especializada e vai tudo sair bem à primeira, senão sair podem sempre tentar de novo!

Tortellini com molho de camarão

Ingredientes:

Massa fresca:

  • 250g de farinha T00 ou T55( caso nao encontrem 00)
  • 250g de semolino
  • 5 ovos
  • 1 fio de azeite

Preparação:

Começar por misturar as farinhas até ficar uma mistura homogenea e colocar na forma de um monte sobre a bancada. De seguida afastem um pouco de farinha no meio do monte para colocar os ovos e o azeite no meio do “buraco”. Com um garfo comecem a envolver tudo. Quando ja estiver tudo ligado amassem energeticamente por 15 minutos. A massa está no ponto quando nao cola nas maos e têm uma espécie de capa por fora e está bem lisa.

Envolvam em película aderente e coloquem no frio por 2 horas!

Molho de camarão: 

Preparação do Caldo:

  • 24 camarões
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 4 pimentas jamaicanas
  • 1 malagueta inteira
  • 50ml de whisky
  • 50ml de vinho do porto

Comecem por descascar e limpar os camarões, e guardem todas as cascas para fazer o caldo. Num recipiente coloquem os camarões já descascados, de seguida coloquem 1 fio de azeite, 1 colher de chá de alho em pó, de pimenta fumada, de vinagre balsâmico e umas pedras de sal.

De seguida façam um refugado com a cebola, o alho, as pimentas e as malaguetas. Quando já estiver bem dourado adicionem as cascas e logo que mudem todas de cor adicionem o whisky e o vinho do porto. Nesta fase é altura de colocar lume dentro do tacho! Cuidado com as pestanas. Adicionem meio litro de água fria e deixem apurar por 1 hora.

Preparação do Molho:

  • Meia chalota
  • 1 alho
  • 1 tomate maduro
  • 4/5cubos de pimento vermelho
  • Salsa qb
  • 30g de farinha de trigo

Comecem por cortar a cebola muito finamente assim como o alho e o pimento, para que se desfaça num refogado. Após estar bem puxado o refogado adicionem o tomate e corrijam a acidez com açucar, caso seja necessário. 

Assim que esteja um preparado bem saboroso triturem tudo com a varinha mágica e adicionem 200ml de caldo+300ml de água e deixem reduzir o preparado ate atingir cerca de 2/3 do volume inicial. Após atingir esse ponto adicionem a farinha e mexam com a colher até o molho fazer umas bolhas! Parem nesse ponto e retirem do lume. Podem crivar o molho para ficar mais liso!

Tortellinis:

Assim que o molho esteja pronto podem passar aos tortellinis. 

Posto tudo isto adicionem os camaroes numa frigideira e fritem nos até atingirem a coloração e ponto de cozedura perfeito! Isto é, bem laranjas e tenros! 

Para finalizar estiquem a massa e façam os tortellinis que devem cozer por 4 minutos em água temperada com sal! Para fazerem os tortellinis devem esticar a massa ate conseguirem ver a vossa mão por baixo da massa. De seguida cortem em quadrados de 5/5 cm, coloquem o recheio no meio e dobrem as pontas ate fazeremnum triângulo. Por fim enrolem a massa a volta do dedo e unam as pontas! Eu seinque parece origami! 

Pode acompanhar com um pesto de coentro e alho!! Eu sei quee. Muito longo e exige muita preparaçao!

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!! O jovem merece e fica muito feliz!

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

Instagram:

https://www.instagram.com/paneladeensaio/

 

Anúncios

One Comment Add yours

  1. Que blog mais lindo! Já engordei só de olhar! hhhhh

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s