Tarte de Lemon Curd

Gradirripas_Tarte_de_limão

A orígem do Lemon Curd transporta-nos para Inglaterra, meados do século XIX , sendo que, na altura, a receita poderia ser interpretada verdadeiramente segundo a sua tradução, pois tratava-se de creme acído de limão que formava uma coalhada, que, posteriormente, seria separada do soro de leite através de um processo semelhante ao dos queijos.

Hoje em dia a receita já não segue essa bula, exigindo-se a adição de ovos e manteiga tornando-o num creme aveludado, cuja aplicação é ilimitada!!! Sugiro a sua aplicação em profiteroles! Depois digam-me se é bom ou não!

Assim sendo, a receita será uma tarte de massa areada com um lemon curd! Esta tarte é excelente para finalizar uma refeição mais pesada devido à acidez caraterística do limão!

Tarte de Lemon Curd

Ingredientes:

Massa areada:

  • 2 ovos
  • 350g de farinha de trigo, sem fermento (Preferência T60)
  • 150g de manteiga
  • 80g de Açucar mascavado claro
  • 1 pitada de sal

Preparação 1:

Isto é uma receita que exige toque de mãos, por isso comecem por misturar o açúcar com 150g de farinha, sendo que após isso coloquem a farinha numa banca e abram-lhe um buraco no meio. De seguida coloquem a manteiga e o ovo ligeiramente batido, no centro do buraco. Devem amassar a massa e ir adicionando farinha até obterem uma massa com uma consistência de areia. Esta massa não é para ficar homogénea, mas sim num ponto que permita formar uma bola com uma textura granular e que se separa fácilmente.

Uma boa masssa areada é para ter a consistência de areia, por isso é que tem esse nome!

Assim que esteja pronta envolvam a massa em película aderente e levem ao frigorífico por meia hora, para a massa descansar e ser mais fácil de tender. Após esse tempo pulvilhem a bancada com farinha e estiquem a massa. De seguida coloquem um pouco de farinha por cima da mesma e enrolem em torno do rolo de cozinha para forrar a tarteira!

Findo esse passo deixem repousar mais 30 minutos e liguem o forno a 180ºC. Devem depois picar a massa em todos os lados, e colocar um papel vegetal em cima da mesma, para rechear com uma leguminosa (exemplo: feijão) , que irá fazer pressão sobre a massa. Isto evita a contração da massa devido ao amolecimento da manteiga e evaporação da água durante a sua estadia no forno!!

Para a massa ficar bem crocante deve ficar 10 minutos no forno e de preferência assente sobre a BASE DO FORNO, para receber calor direto na base e tostar. Caso não queiram ter este trabalho todo, comprem uma base já feita, mas nem prima desta será …

Lemon Curd:

  • 4 ovos
  • 4 gemas
  • 185g de açucar
  • 75g de manteiga
  • 250 ml de limão

Preparação 2:

Coloquem uma panela ao lume, com água, para fazer o lemon curd em banho maria. De seguida coloquem numa taça todos os ingredientes, excepto a manteiga, e comecem o banho de maria. Devem mexer o creme com todo o cuidado, até atingirem um ponto em que as costas da colher estão completamente prenchidas pelo creme e ao passarem com o dedo nela, forma-se uma estrada que não se fecha.

Após atingirem o ponto ideal, que deverá ser cerca de 10 minutos ao lume, reservem o creme e devem esperar 1/2 minutos para adicionar a manteiga, mexendo sempre até ficar homogéneo. Por fim, coloquem o creme na base da tarte e levem o forno até a superficie começar a querer dourar, et voilá, tarte pronta!!!

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!! 

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

Instagram: @paneladeensaio

 

 

 

 

 

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. Lívia Cerqueira Blog diz:

    Pode substituir a farinha de trigo, por farinha sem glúten ou farinha de arroz?

    Liked by 1 person

    1. Substituir por farinha sem gluten não, penso que a farinha de amendoa seria uma boa opçao! A de arroz poderá ser interessante tambem. A de amendoa fica uma massa bem crocante e saborosa! Mas a melhor coisa é experimentar :)!!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s