Arroz de polvo

final

Um clássico da gastronomia portuguesa a que ninguém consegue ficar indiferente. São inúmeras as receitas deste prato tais como as preparações, sendo que algumas têm tons mais sádicos e exigem umas boas palmadas no polvo, no entanto, como eu nao sou apreciador de bater em ninguém acabo por tratá-lo da forma mais gentil possível.

A meu ver, o segredo de um bom arroz de polvo reside apenas na escolha do mesmo, sendo que este deve ter mais de 3kg e ser o mais feio possivel. Se o polvo tiver uma pele meia rugosa e um castanho escuro, nem hesitem, o polvo é excelente.

Sem sangue não se faz morcelas, ja dizia o meu professor de automação, e a verdade é que para além de um bom polvo, um bom arroz carolino também é necessário e nisso o arroz bom sucesso cumpre os requisitos!

Arroz de Polvo

Ingredientes:

  • 1 cebola grande picada finamente
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de gengibre
  • 1 colher de cha de paprika
  • 1 malagueta, gindungo de preferência
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • Polvo cortado aos cubos
  • Arroz qb
  • 0.5 ml de azeite

Preparação:

Comecem por fazer o refugado com a cebola e o alho. Quando ja estiver translúcido coloquem as especiarias todas e a polpa de tomate e baixem o lume ate obterem um puré bem ligado. Nessa altura coloquem o polvo e aumentem a potência até o polvo ficar esbranquiçado. Após isso coloquem o lume meio gás e tapem a panela para o vapor cozer mais rapidamente o polvo e conservar muita da água que o mesmo liberta. O vapor tem uma energia muito superior ao liquido, por isso é que as maquinas funcionam a vapor e não a liquidos!

Enquanto o polvo coze coloquem uma chaleira ao lume com água. Quando o nosso polvo estiver pronto juntem o arroz e deixem o mesmo fritar um pouco. Após esse passo, adicionem a água quente à medida que arroz for cozendo e nunca parem de mexer!! Prometo que nao vao ganhar nenhum tendinite !! Assim que estiver cozido adicionem os coentros e sirvam imediatamente.

Nota: O azeite é fundamental nesta receita por amaciar o polvo, acreditem que faz toda a diferença, por isso nao tenham medo de abusar dele porque o resultado será excelente.

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!! 

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

 

Anúncios

2 Comments Add yours

  1. Maravilha de receita! Delícia…

    Gostar

  2. Bia Perez diz:

    Adoro esse arroz, vou experimentar fazer. Obrigado. Abraços

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s