Peito de frango com 5 especiarias e puré de batata doce

A la chinata começou por ser uma pequena empresa familiar que cultivava “pimenton de la vara” e que o vendia localmente após um processo de cura no fumeiro, no entanto, sempre tiveram noção que eram diferentes, que o seu produto era vencedor e inovador. Apostaram tudo o que tinham e venceram, tornando-se numa marca de referência a nível mundial!

Nao conhecem? Comprem e experimentem, acreditem que o seu sabor a fumeiro, o picante e o agre que possui torna qualquer prato noutro nível!

Peito de frango com 5 especiarias com puré de batata doce e lima

Ingredientes:

Marinada de frango

  • 2 cardamomos
  • 1 colher de cha de La chinata agridulce
  • 1 colher de sopa de sementes de coentros
  • 1 colher de cha de pimenta rosa
  • 1 colher de cha de gengibre em po
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de cha de vinagre balsâmico
  • 3 dentes de alho
  • Azeite e sal qb
  • Raspa de meia laranja

Puré de batata doce e lima:

  • 4 batatas doces amarelas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 200 ml de leite

Aros de cebola: 

  • 1 cebola média
  • 100g de farinha sem fermento
  • 1 garrafa de água com gás GELADA
  • 1 ovo

Preparação:

Esta receita por começar por potenciar as especiarias que irão ser moídas, como tal deveremos começar por adicionar numa frigideira, em lume brando, o cardamomo e por fim os coentros. Após isso desligar a frigideira e adicionar as restantes especiarias e moer.

No copo da varinha mágica, moer com a mesma os alho e adicionar o vinagre e o sal. De seguida adicionar o óleo em fio para criar uma emulsão. A presença do sal é importante por permitir a existência da emulsão. Por fim adicionar as especiarias e envolver com cuidado, para de seguida adicionar ao peito de frango deixando-o a marinar por duas horas.

Após esse tempo, ligar o forno a 150°C e colocar o peito por um mínimo de 25 minutos. Nos minutos finais ligar a resistência superior para caramelizar.

Para fazer um puré como manda a regra devemos começar por cozer as batatas numa panela, e assim que elas estiverem cozidas, triturar com a ajuda de um passe vite. Um puré é para ser feito com calma, e por isso adicionem a manteiga só passado uns 5 minutos de terem triturado a batata. Não tenham pressa, a espera compensa. Isto é feito porque desta forma consegue-se um puré mais cremoso e sem aquele sabor típico da manteiga.

Por fim deve-se adicionar o leite ao puré, aos poucos!!! Nada de ser bruto, tudo com carinho!! O leite deverá ser adicionado morno, sendo que para a quantidade indicada 1 minuto a aquecer num copo de vidro no microondas leva-o à temperatura ideal.

Para os aros de cebola devemos começar por cortar a cebola em rodelas finas e só depois preparar a nossa massa para criar a tão famosa tempura, caso não saibam é uma técnica japonesa mas fomos nós tugas que a levámos para lá!

O segredo de uma boa tempura é que a mesma seja estaladiça, nada oleosa e leve. Assim sendo para criar a leveza utilizamos água com gás, mas é importante reter o gás, por isso daí a utilização da água gelada, sendo que após baterem a massa devem incorporar umas pedras de gelo para garantir que a massa está sempre fria. Depois da explicação teórica vema prática! Simplesmente têm que bater inicialmente o ovo com a farinha, e só depois é que adicionam a água, pois quanto menos agitação colocarem na água mais gás têm. Para fritar, recomendo um frigideira funda, com muito óleo e com o mesmo bem quente, cerca de 170-180ºC. Fritar, retirar e colocar em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!! 

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

 

NOTA: A dica da manteiga é da autoria do Nabo Gourmet, caso não conheçam façam o favor de conhecer o trabalho de um nabo que quer deixar o seu lugar na história. Pelo menos ele tem bom gosto em seguir a Panela de ensaio 🙂 Fica aqui a página dele: 

Facebook Um Nabo gourmet: 

https://www.facebook.com/umnabogourmet/

Blogue Um nabo gourmet:

http://umnabogourmet.blogspot.pt/

 

Experimentem e partilhem os resultados na panela de ensaio!!!

Página Panela de Ensaio:

https://pt-pt.facebook.com/paneladeensaio/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s